Encontro Formativo reúne mais de 200 profissionais da Educação Infantil em Mucuri

Mais de 200 profissionais participaram, na manhã do último sábado (31/05/2025), da Etapa 2 do Encontro Formativo promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Mucuri. O evento reuniu professoras, cuidadoras, diretoras, coordenadoras e equipes de apoio das unidades da Sede e do distrito de Itabatã, dentro do cronograma previsto para o ciclo 2025-2028.
As atividades foram organizadas conforme o público e a faixa etária atendida. Para as creches, que acolhem crianças de 0 a 3 anos, a oficina “Cuidar e Educar na Educação Infantil” foi conduzida pelas psicólogas Rayane Tanaka e Suelen Matias, com foco em práticas integradas relacionadas ao acolhimento, desenvolvimento socioemocional e inclusão.
Já para a pré-escola, que atende crianças de 4 e 5 anos, a oficina “Leitura e Escrita na Educação Infantil” foi liderada pelas coordenadoras Cleidimaria Trajano e Zeli dos Santos, formadoras do Programa Federal LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil). A atividade abordou metodologias lúdicas de alfabetização, adaptadas às fases cognitivas das crianças.
O secretário municipal de Educação, Dalmo Costa, acompanhou os trabalhos realizados nas três unidades, e destacou que o encontro integra as ações técnicas e do Grupo de Estudos e Formação (GEF). “Esta é mais uma iniciativa planejada pela nossa equipe técnica e pelo GEF, que reafirma o compromisso do prefeito Robertinho com a educação de qualidade. Estamos investindo na base para colher resultados duradouros até 2028”, destacou.
A coordenação do ciclo formativo é da consultora pedagógica Clarissa Magalhães, que reforçou a proposta de promover reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e integradas. “Os temas provocaram questionamentos essenciais: o que precisamos mudar em nossas práticas para garantir uma educação infantil verdadeiramente inclusiva? Essa formação é um convite à autorreflexão coletiva e individual”, afirmou
A programação seguirá com novas etapas, incluindo formação para equipes de apoio — como merendeiras e vigilantes — e encontros regionais nos povoados de Cruzelândia e Nova Brasília. As ações fazem parte de um modelo itinerante que já capacitou diretores em abril e professores em maio deste ano.
Encontro Formativo
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