A música muda a vida de jovens e adolescentes que fazem parte do coral Aponte

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

A música muda a vida de jovens e adolescentes que fazem parte do coral Aponte

Bahia - Projeto

O projeto, criado há 7 anos, funciona dentro da Igreja Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo

A música muda a vida de jovens e adolescentes que fazem parte do coral AponteAs conversas e risadas tomam conta da igreja Ascensão do Senhor todas as terças-feiras à tarde. Os alunos chegam em grupos e muitos saem direto das escolas onde estudam na Sussuarana. Fazem um lanche e a aula de música começa. A brincadeira vira coisa séria. O professor Davi Tourinho dá o tom e eles seguem numa harmonia que vai sendo construída aos poucos. São 40 jovens e adolescentes que todas as semanas se encontram para cantar, aprimorar as habilidades com a voz e, acima de tudo, ter a chance de um futuro diferente, longe das ruas e da violência. É com esse propósito que nasceu o Coral Aponte em 2017. Padre Manoel Filho, pároco da igreja do CAB, queria estreitar a relação com os alunos de uma escola pública que ficava bem ao lado da igreja. Uma chance de falar de Deus através da arte. “É a certeza de que a paróquia Ascensão do Senhor está no caminho de viver a proposta de Jesus Cristo quando Ele nos manda acolher os menores do mundo.” Comenta Padre Manoel Filho.

E é assim que o coral Aponte vai crescendo e hoje é um dos principais projetos sociais da igreja do CAB. O professor Davi Tourinho tem mais de 30 anos de história com a música e a educação e está à frente do coral desde 2022. “A música é uma forma de inclusão social, de desenvolvimento auditivo e pessoal. Trabalhar com o coral é trabalhar com um grupo, é respeitar as diferenças e saber reconduzir e ressignificar a nossa existência perante o mundo.”

Julia Santos é uma das alunas mais antigas e se enche de orgulho quando fala dos encontros semanais. “O coral é incrível, divertido e abraça as pessoas. É onde a gente aprende coisas novas e sobre si mesmo porque temos que conhecer o nosso corpo, o nosso espaço. Eu sempre dou o meu máximo porque quero ser uma coralista profissional como outras colegas que passaram por aqui.” Ana Vitória fala que o coral é uma família. “Eu não tinha nada pra fazer de tarde e hoje é o meu objetivo de vida. Cada dia vale a pena e agradeço muito ao Padre Manoel por ter criado esse lar pra gente.”

A iniciativa deu tão certo que há 2 anos surgiu um novo curso também ligado à música, mas dessa vez com um instrumento muito conhecido pela delicadeza sonora – o violino. Uma simples doação de um violino para igreja despertou em padre Manoel a vontade de criar mais essa oportunidade para os jovens carentes da região.  Hoje já são 11 alunos e a igreja ganhou mais 8 violinos e conseguiu formar o Grupo de Cordas Maestro Fernando Teixeira, uma homenagem ao primeiro professor de música da igreja do CAB que morreu de Covid durante a pandemia. O professor do curso de violino, Tito Teófilo, tem muito orgulho de poder contribuir com a formação dos jovens músicos. “O projeto tem uma grande importância para a minha vida porque sinto que estou contribuindo para que esses jovens cresçam não só como futuros músicos, mas como pessoas, como cidadãos responsáveis. Ver o resultado a cada dia é muito gratificante.”

A música muda a vida de jovens e adolescentes que fazem parte do coral AponteOs projetos de música são coordenados pela aposentada Maria Rejane e mais quatro voluntárias que se revezam nas atividades. Um trabalho que envolve dedicação, mas muito amor acima de tudo. “É maravilhoso ver o sucesso de muitos meninos que passaram pelo coral, ver o crescimento de cada um hoje e de suas famílias. É colocar em prática o que Deus disse pra gente: “amai ao próximo como a si mesmo.” Eu estou com eles faça chuva ou faça sol porque é o meu respiro, é a força que eu preciso para estar perto de Deus.”

A música e o Primaverão

O Coral Aponte e o Grupo de Cordas Maestro Fernando Teixeira fazem parte do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton. Os alunos recebem um lanche, ajuda de custo e as famílias ganham uma cesta básica todos os meses. Tudo isso só é possível graças às doações dos paroquianos, dos dizimistas da Igreja Ascensão do Senhor, mas, especialmente, graças ao dinheiro arrecadado durante o Primaverão. Um festival evangelizador que está completando 11 anos em 2024. Este ano, o Primaverão será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro na área verde da Igreja do CAB. Três dias de música, comidas típicas, artesanato e ajuda ao próximo. Os ingressos custam 15 reais e já estão sendo vendidos na secretaria da Igreja e durante as missas realizadas nos finais de semana.

 

SERVIÇO: Festival Primaverão

QUANDO: 18, 19 e 20 de outubro

ONDE: Igreja Ascensão do Senhor, AV. 3 do CAB

CONTATO: (71) 9999-0098 Padre Manoel Filho

PORTAL  CBN | COMUNICAÇÃO BRASILEIRA DE NOTÍCIAS

Últimas da Bahia

Veja Mais +