BaianaSystem e Carlinhos Brown pedem justiça para o povo Pataxó Hãhãhae em show após morte de indígena na Bahia
Artistas se pronunciaram através de imagens no telão do palco Ponte, no Parque de ExposiçõesBaianaSystem e Carlinhos Brown aproveitaram o show no Festival de Verão, neste sábado (27/01/24), para pedir justiça pelo povo Pataxó Hãhãhãe. No último domingo (21/01/24), a indígena Maria Fátima Muniz de Andrade foi morta e o cacique Nailton Muniz Pataxó, baleado, em Potiraguá, no sul da Bahia.
Os suspeitos do ataque a tiros são fazendeiros, presos em flagrante no mesmo dia. Órgãos federais e estaduais acompanham o caso, que envolve disputa de terras na região.
O pronunciamento dos artistas foi feito por meio de imagens exibidas no telão do Palco Ponte, no Parque de Exposições de Salvador. Nenhuma palavra sobre o assunto foi dita enquanto performavam clássicos do repertório de Brown com hits contemporâneos do Baiana.
Ataque a indígenas
Na segunda-feira (22/01/24), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, veio à Bahia para acompanhar a investigação do ataque às pessoas da Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul baiano. Ela ressaltou que o caso "é uma questão nacional".
"É importante garantir essa segurança no nível municipal, estadual e federal para que o povo tenha liberdade e tranquilidade dentro do seu território", disse à TV Bahia.
Segundo o MPI, cerca de 200 ruralistas da região se organizaram através de um aplicativo de mensagens. Eles teriam convocado fazendeiros e comerciantes para recuperarem, por meios próprios e sem decisão judicial, a posse da Fazenda Inhuma, ocupada por indígenas no último sábado (20). Os ruralistas teriam cercado a área reivindicada pelos Pataxó com dezenas de veículos.
A Polícia Militar conta que um ruralista foi ferido com uma flechada no braço, mas o quadro de saúde do homem é estável. Em meio à ação policial, quatro armas de fogo encontradas com os fazendeiros foram apreendidas e encaminhadas para o Departamento de Policia Técnica (DPT).
Portal CBN