Projetos de sustentabilidade da Braskem beneficiaram mais de 5 mil pessoas na Bahia

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Projetos de sustentabilidade da Braskem beneficiaram mais de 5 mil pessoas na Bahia

Bahia - Projeto

Juntos, o Plastitroque e a Ação Braskem de Educação Ambiental, recolheram mais de 4,6 toneladas de resíduos em 2025.

Mais de 4,6 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas de Salvador e Camaçari, na região metropolitana, em 2025, pelos projetos Plastitroque e Ação Braskem de Educação Ambiental. Promovidos pela Braskem, os projetos também realizaram trabalhos de conscientização da população sobre a importância da economia circular e da reciclagem, beneficiando mais de 5 mil pessoas direta e indiretamente.

Promovido nas escolas municipais de Camaçari, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e a Limpec, empresa de limpeza pública da cidade, o Plastitroque funciona de forma prática e educativa. Os participantes entregaram os resíduos plásticos, que foram pesados, convertidos em Plasticoins, moeda social do projeto, e trocados por quase 3.300 produtos alimentícios, de higiene e limpeza. A iniciativa arrecadou mais de 2,5 toneladas de resíduos plásticos e beneficiou mais de 2 mil pessoas direta e indiretamente.

Manuela Costa, vice-diretora da Escola Municipal do Natal, em Camaçari, destacou o sucesso do projeto na unidade. “O Plastitroque mudou as ações cotidianas das famílias na nossa comunidade. Elas agora se preocupam em recolher o resíduo, selecionar e mandar para escola. Sem contar a alegria dos meninos por conseguirem levar um produto para casa, orgulhosos, porque eles trabalharam para conseguir aquilo. Estamos vendo o reflexo positivo do projeto no nosso dia a dia”, pontuou.

Já a Ação Braskem de Educação Ambiental, realizada em sete escolas - três de Salvador e quatro em Camaçari –, coletou 2,1 toneladas de resíduos e beneficiou 2.375 pessoas. Com o objetivo de promover o conceito de economia circular e despertar a consciência em crianças e jovens para a importância da reciclagem, o projeto foi realizado ao longo do segundo semestre, dividido em três módulos: no primeiro, palestras e jogos de perguntas e respostas abordaram temas como consumo consciente, destinação adequada de resíduos, reciclagem e o papel do plástico em nossas vidas. Os outros dois módulos consistiram na montagem de espaços nas escolas dedicados para o descarte correto de resíduos; e em um campeonato de reciclagem que premiou com notebooks as duas unidades que mais arrecadaram resíduos em cada cidade.

Carla Prado, diretora da Escola Sesi Comendador Bernardo Martins Catharino (SESI Itapagipe), uma das unidades que participaram do projeto, destacou a importância da ação para a formação dos futuros cidadãos. “O papel fundamental da escola é preparar os alunos para a vida, e quando desenvolvemos propostas como esta, de entender que todos somos responsáveis e que podemos dar nossa parcela de contribuição para um mundo sustentável, para a gente é de grande valor”, afirmou.

"Esses projetos reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e com a transformação positiva das comunidades onde atuamos. Ao promover a economia circular e incentivar práticas de reciclagem, conseguimos despertar hábitos mais sustentáveis, além de gerar também benefícios sociais, envolvendo escolas, famílias e cooperativas. É gratificante ver como essas ações despertam consciência e criam oportunidades para um futuro mais sustentável", salienta Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Sustentabilidade e geração de renda - Outra iniciativa socioambiental desenvolvida pela Braskem na Bahia é o Programa Ser+, que promove capacitação, melhoria nas condições de trabalho e na infraestrutura de quatro cooperativas de reciclagem de Salvador e Camaçari. Juntas, a Camapet, Cooperguary, CAEC e Coopmarc, reciclaram quase 370 toneladas de resíduos por mês.

Em 2025, o programa adquiriu e doou equipamentos como esteira de triagem, mesa de separação, transformador de energia, câmeras de segurança, além de ter promovido oficinas de saúde e segurança do trabalho aos cooperados. As ações beneficiaram diretamente 137 pessoas, promovendo melhores condições de trabalho e produtividade.

“As benfeitorias do Programa Ser+ contribuíram muito para tornar nosso ambiente de trabalho melhor, inclusive em termos de ergonomia. Com a esteira de triagem, por exemplo, conseguimos direcionar melhor o trabalho, aumentando a produtividade e, consequentemente, a renda dos cooperados, ao mesmo tempo em que mantemos um ambiente mais saudável”, aponta Elenildes de Souza Duarte, presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental de Salvador (Camapet), uma das entidades beneficiadas pelo Ser+ na Bahia.

PORTAL  SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Últimas da Bahia

Veja Mais +