16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar movimenta Salvador e fortalece a economia dos 27 territórios da Bahia
A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária segue movimentando Salvador e fortalecendo a economia dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O evento, iniciado na quarta-feira (10), no Parque Costa Azul, segue até domingo (14), com entrada gratuita, e já atrai milhares de visitantes em busca de produtos da agricultura familiar, gastronomia regional, cultura e experiências imersivas inéditas.
Considerada a maior feira do segmento no país, a edição reúne mais de seis mil produtos de 600 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, impulsionando vendas, geração de renda e prospecção de novos negócios para cooperativas e associações de todo o estado.
Nos 27 estandes territoriais, o público encontra a autenticidade da produção rural baiana expressa em alimentos, bebidas, artesanato, moda, flores, cosméticos e itens que representam identidade, ancestralidade e inovação. As duas praças gastronômicas também vêm aquecendo o evento e a economia local, com pratos tradicionais e novidades como o Fogo de Chão, além de opções como cuscuz com bode, galinha caipira, mariscos, tapioca, sorveteria, cachaçaria e choperia. Há ainda alternativas veganas, como o hambúrguer de carne de caju, e as tradicionais tendas Quilombola, Indígena e de Artesanato.
Para muitos empreendimentos, a Feira é a principal vitrine do ano. Eliton Félix, gerente administrativo da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), celebra os resultados já registrados nos primeiros dias. “Na Coopag, transformamos leite em oportunidade de emprego, renda e novas perspectivas para a nossa região. A Feira é a chance de ampliarmos o faturamento com produtos como queijos, iogurtes de licuri, abacaxi e café, pão de queijo, manteiga e ricota, além de abrir portas para novos negócios”, destacou.
Da cozinha comunitária do povoado de Dona Maria, em Olindina, chegam produtos derivados da mandioca. “Trouxemos pizza, coxinha e panetone, entre outros itens que estamos vendendo na praça e no estande do Território Litoral Norte e Agreste Baiano. Isso representa muita coisa boa e uma renda a mais com nossas delícias produzidas pela agricultura familiar. Além disso, já temos propostas de encomendas de panetone e interessados em revender o produto, o que vai melhorar ainda mais a renda das mulheres”, afirma Marileuza Pereira dos Santos, secretária da Associação Dona Maria, que está em processo de migração para cooperativa.
Novidades da edição
Um dos atrativos mais visitados é o Caminho da Roça, novidade desta 16ª edição. O espaço imersivo aproxima o público de seis sistemas produtivos da agricultura familiar baiana café, cacau, mel, mandioca, ovinocaprinocultura e queijos artesanais, por meio de vivências, demonstrações e degustações.
Programação musical
A Feira oferece ainda uma programação musical diversa, distribuída entre três palcos: Arena, Nordestino e Samba, com atrações que celebram a pluralidade cultural da Bahia ao longo dos cinco dias. A programação completa está disponível no Instagram @carbahia_
Sobre a Feira
A 16ª feira é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Unicafes Bahia.
Funcionamento
Até 14 de dezembro
Sexta a domingo: 10h às 22h
Parque Costa Azul – Salvador
Entrada gratuita
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

