Seminário reúne produtores em Alcobaça para fortalecer a mandiocultura local
Com foco em crédito rural, regularização da água e aproveitamento da planta, encontro indicou caminhos para melhorar a produção no campo
Na última quinta-feira (15/05/2025), produtores de Alcobaça participaram de um seminário na Associação da Cana Brava para discutir formas de fortalecer a produção de mandioca. O evento foi organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), junto com a Secretaria de Agricultura de Alcobaça, SEBRAE, Banco do Nordeste e o Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas.
Durante o encontro, foram apresentadas opções de financiamento para agricultores, incluindo o Programa de Apoio à Mandiocultura do Banco do Nordeste, que tem ajudado a melhorar a produtividade e a gestão das propriedades rurais. O SEBRAE também mostrou um projeto para facilitar a obtenção da outorga d’água, garantindo que os produtores usem a água de forma legal e sustentável.
Além do crédito e da assistência técnica, os participantes receberam informações sobre as variedades locais de mandioca e o aproveitamento das partes aéreas da planta para alimentar animais, tema apresentado pela professora Ana Rosa, do Instituto Bahiano. O consultor do SENAR, Adonias Lima, falou sobre os resultados da assistência técnica nos últimos dois anos, que ajudou os agricultores a organizar melhor o cultivo e aumentar a produção.
O secretário de Agricultura, Rubens Farias, destacou que o trabalho conjunto entre o SENAR, o Banco do Nordeste e o governo municipal é fundamental para o desenvolvimento rural na região e que o seminário reforça a importância de parcerias para que os produtores tenham acesso ao conhecimento e aos recursos necessários para crescer.
Portal SBN