Como as avaliações periódicas estão ajudando no sucesso escolar em Mucuri

Mais de 1900 alunos de Mucuri participaram, entre 17 e 27 de março, das Avaliações Contínuas da Aprendizagem, com o objetivo de medir e melhorar a fluência leitora, escrita e habilidades matemáticas. A avaliação, que abrange estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, teve provas programadas em datas específicas, incluindo Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática. Turmas do 1º, 3º e 4º anos realizaram apenas o teste de fluência leitora.
Essas avaliações fazem parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do Governo Federal que visa promover a alfabetização plena até o 2º ano e a recuperação das aprendizagens até o 5º ano. Segundo Clarissa Magalhães Costa, consultora pedagógica da Secretaria de Educação, as provas têm um papel estratégico para os professores identificarem as áreas que necessitam de mais atenção e planejamento, ajustando as intervenções pedagógicas de forma assertiva.
A plataforma digital do Ministério da Educação (MEC) foi a ferramenta principal para a realização e correção das provas, com os resultados previstos para serem divulgados entre 9 e 11 de abril. “Essas avaliações ajudam a identificar as lacunas no aprendizado, permitindo que as equipes educacionais elaborem um plano de progressão eficaz para cada aluno”, explicou Clarissa.
Com três ciclos de avaliações programados para o ano, a continuidade do acompanhamento permitirá um diagnóstico detalhado da evolução dos alunos, essencial para garantir uma trajetória escolar de sucesso e o cumprimento das metas educacionais.
Portal SBN